sexta-feira, 17 de julho de 2009

O JOVEM E SEU MAL GÊNIO

Havia um jovem que tinha mau gênio. Seu pai homem sábio, percebendo esta forma de ser do filho, buscou uma maneira de ajuda-lo. Deu lhe então, um saco cheio de pregos e pediu-lhe que cada vez que perdesse a paciência, que falasse alto, irado, com gestos indevidos, que pregasse um prego na cerca no fundo de sua casa.

No primeiro dia o jovem observando-se notou que agiu de forma errada 37 vezes e pregou então 37 pregos na cerca. Porém, o jovem foi descobrindo que era necessário controlar seu mau gênio porque os resultados deste mal gênio eram sempre negativos para ele mesmo. Quem sempre perdia com essas atitudes negativas era ele próprio.

Então foi se controlando cada vez mais, e consequentemente reduzindo o número de pregos na cerca, até que finalmente chegou o dia no qual o jovem não perdeu o controle sobre o seu mau gênio em momento algum e feliz foi contar a seu pai.

Seu pai com toda a sabedoria, lhe sugeriu que tirasse um prego da cerca por cada dia que ele fosse capaz de controlar seu mau gênio. Conforme os dias foram passando o jovem foi controlando seu mau gênio e gradativamente retirava os pregos da cerca até que finalmente conseguiu retirar todos os pregos e mais feliz ainda contou a seu pai que não havia mais pregos a serem retirados.

Então seu pai o pegou pela m”ao e o levou até a cerca. E disse-lhe: Parabéns meu filho, retiraste todos os pregos da cerca, mas dê uma olhada na cerca, nunca mais será a mesma, está toda marcada.

Conclusão – Quando você fala irado, de forma grosseira, inarmônica, ferindo os demais com pensamentos, palavras, gestos, posturas e olhares, essas atitudes deixam uma cicatriz, uma marca como aqueles que ficaram na cerca.

É como esfaquear um homem, retirar a faca, e cura-lo depois, mas a cicatriz ficará para sempre. E não importa quantas vezes você o cure. Assim também é com as palavras, não importando quantas vezes você diga que sente muito, a cicatriz continuará ali. Lembre-se: uma ferida verbal muitas vezes deixa marcas piores que uma ferida física.

É isso ai pessoal nossas atitudes tanto pode traz alegria como também tristeza, quem decide qual delas ira proporcionar ao seu semelhante somos nós mesmo.

“ Quem aprende a tratar bem as pessoas triunfa na vida inevitavelmente”
(Dr. Samael Aun Weor).

Nenhum comentário: